quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Investigação Hard-Boiled: O mistério do Dattebayo BR Fansubs

Minna, é com muito prazer que eu, Kadoya, inauguro hoje a mais nova seção do blog: a Investigação Hard-Boiled, cujo objetivo é tentar resolver vários mistérios envolvendo os fansubs e o mundo otaku.

Sim, essa imagem foi feita no Paint.

  Sem mais delongas, vamos ao mistério de hoje. Suponho que muita gente aqui já tenha ouvido falar de um antigo fansub chamado Dattebayo-BR, não é mesmo? E também sabem que hoje completa 1 ano que ele fechou, não é? Pois este é o motivo deste post: tentar descobrir o que houve, de fato, com este fansub.

Bem, tudo começou há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante neste último domingo, quando o Shoutaro-kun me passou a 1ª temporada de Naruto Shippuden através de um pendrive (sim, eu comecei a ver Naruto Shippuden AGORA). Hoje à tarde eu vi o primeiro episódio e pude perceber que o fansub que o legendou (de forma magnífica, já vou dizendo) era esse tal Dattebayo-BR Fansubs.

Eu resolvi procurar saber mais sobre esse fansub que eu não conhecia até então, mas eu não encontrei nada que prestasse... com exceção de uma pergunta do Yahoo! Respostas


Vendo essa página, suponho que o cara que perguntou esteja se referindo à chegada do Crunchyroll Brasil. Mas o que eu não entendi é: DESDE QUANDO o Crunchyroll é financiado pela JBC? E depois, essa pergunta foi feita UM ANO ANTES do Crunchyroll chegar aqui! Como pode isso?
E, ao cara que respondeu: Por que os membros de um fansub que já estava a anos fazendo sucesso (ele foi um dos primeiros fansubs a surgir, pelas informações que consegui) ficariam com preguiça DO DIA PRA NOITE?

Anyway, fui até a antiga página do Facebook deles. Lá, encontrei um texto de despedida feito pelos ADMs da página, que, como o cara da imagem acima disse, não explica nada da situação. Mas, nos comentários, encontrei um cara dizendo que o site oficial do Dattebayo-BR estava redirecionando para o Youtube. Inconveniente, não? Mesmo assim, tentei acessar o tal site, que redirecionou para o vídeo de um cara tocando o tema de Game of Thrones no violão... enfim, um negócio completamente nada a ver.

Quando vi aquilo, pensei na possibilidade de alguém ter hackeado tanto o site como a página do Facebook, mas mudei de idéia depois de ver os comentários do vídeo:


Agora que vi isso, pra mim já está claro que o Dattebayo-BR NÃO fechou por causa do Crunchyroll. Afinal, o principal projeto deles era Naruto Shippuden (cujos direitos de exibição online foram adquiridos pelo Crunchyroll). E um fansub cujos projetos tiveram os direitos licenciados NUNCA faria planos para voltar a funcionar, não é mesmo?

Sendo assim, considerando todas as evidências encontradas e o último comentário da imagem aí em cima, sinto-me forçado a concluir que o Dattebayo-BR Fansubs NÃO FECHOU COISA NENHUMA. Na verdade, eles se aproveitaram do fato de o domínio do site ser pago e começaram a redirecionar tudo para o vídeo do youtube, com o objetivo de extorquir dinheiro dos otários que acessaram a página para depois usá-lo para reformular o site, ou mesmo para pagar um servidor privado e possibilitar a criação de links de download direto (já vi casos de fansubs que chegaram a fazer coisa parecida, mas acho melhor não citar nomes). Porém, esse tipo de prática configura crime, logo...

VEREDICTO FINAL

Declaro o Dattebayo-BR Fansubs CULPADO das acusações de Falsidade Ideológica e Corrupção Ativa!
Seus ADMs serão condenados a ficar 8 anos ouvindo as músicas do Justin Bieber e do Restart enquanto dançam Gangnam Style com sapatos em brasa!

Comentem abaixo o que acharam da investigação.

12 comentários:

Marcos disse...

#Depois disso:

8 anos ouvindo as músicas do Justin Bieber e do Restart enquanto dançam Gangnam Style com sapatos em brasa!

#ELES VÃO É MORREÊER !!!!

Anônimo disse...

Peraí, pare o ônibus que o ponto já passou!
Não entendi, de que forma mesmo eles estão ganhando dinheiro com isso?

Unknown disse...

Gente a Dattebayo investiu dinheiro nesse site gastavam muito tempo legendado desde cedo cujo tem um episódio no Naruto Clássico que eles dizem que começavam a legendar às 03 da manhã e sempre vinha com o: "De Fãs para Fãs não Venda ou Alugue" de certa forma eu até concordada pois, eles não cobravam nada pra lançar os episódio enquanto outras pessoas apenas baixavam os episódios gravam em DVD e vendiam em camelôs (foi assim que conheci o Dattebayo)
Vendo isso sempre nos episódios, e de repente se deparar com uma notícia assim: "DattebayoBrasil encerra suas atividades permanentemente!" isso desanima a todos que acompanhavam o site, mas, teve um post no facebook muito estranho que de certa forma despertou minha curisidade eles disseram: "Contas Dattebayo Gin Purasu: http://t.co/21CkBIv via @DattebayoBrasil" isso significa que os que compraram essa conta receberam o link do fechado do site para continuar acessando secretamente para ninguém lucrar com seus episódios de forma não autorizada pelo fansub?
Não sei ao certo se é isso, mas, se for, eles devem ter seus motivos para fazer isso.
Espero que voltem um dia por que sem eles não tá dando muito certo!

Unknown disse...

O Dattebayo Brasil debandou porque não tinha mais ninguém animado a tocar o projeto. Por mais surpreendente que isso possa soar para os otakus desocupados, fansub dá trabalho pra caramba. E o pior, não dá dinheiro algum quando feito sob as premissas que nos guiavam.

Acreditem ou não, nunca fizemos dinheiro com o grupo e pagávamos todas as contas do nosso bolso. Não fazíamos um trabalho brilhante, mas todos se divertiam. Quando a diversão acabou, ninguém mais quis fazer. Houve um membro ou outro que se animou a continuar, mas no fim das contas as pessoas seguiram com suas vidas.

O site principal foi direcionado para um vídeo meu simplesmente porque eu sou o dono do domínio. Atentem-se para o fato de que o vídeo do youtube não exibe qualquer propaganda. Não há nenhuma conspiração ou plano promíscuo para capitalizar com o nome do grupo. Apenas deixamos para lá. Sugiro que façam o mesmo! :)

R@faiell disse...

Só uma nota: O vídeo do "cara" tocando a música no YT.
O cara em questão é o Fimu, um dos donos do Dattebayo.

R@faiell disse...

O cara que toca o vídeo do tema do Game of Thrones é o Marco Túlio Pires, o ex dono do Dattebayo.
vamos pesquisar mais, né?

Anônimo disse...


to triste o dattebayo ,, não acredita mais no sonho de ser hokage ..........tomara que nasça uma pessoa com uma boa situação financeira... melhor excelente ... e acredite no mundo nas pessoas .... e acredita que naruto voltara um dia o manga e o anime com naruto vovo contando a historia do seu filho ... to viakando mais tem que acredita ... sempre vo acredita ... esse é meu jeito de viver ... esse é meu jeito ninja.... ficam todos com Deus

Ryuuzaki disse...

Todos sabem que os ataques hackers contra a DTBR começaram após o início a guerra contra o Key, adm da Naruto Project. No fim, vocês sabem quem venceu e eliminou o único concorrente a altura da NP.

Unknown disse...

Caramba. Nunca imaginei encontrar tantas informações sobre isso. O Fansub vai deixar saudades. Mas é vida que segue.

HappyFeast disse...

Comecei a assistir naruto clássico a uma semana quando vi que um grupo chamado de dattebayo havia legendado então comecei a procurar sobre e acabei vindo parar aqui queria telos conhecidos enquanto ainda estavam no ar embora nunca tenha os vistos irei sentir saudade :'(.




Ps:Desculpa por Nenhuma pontuação tirando essa ultima e essa a seguir :').

HappyFeast disse...

Eu também vou sentir saudades, e você?

HappyFeast disse...

Uou você era o dono devo agradecer por tudo que você fez mano abraço dattebayo!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates